quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Entrevista com Igor Henrique

Entrevista realizada no dia 06 de setembro de 2008 como trabalho acadêmico à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação Social, ministrada pela professora Mara Greide.


Igor Henrique Diniz é um jovem de 18 anos de idade. Trabalha atualmente como atendente, seu primeiro emprego. Além disso, cursa pela terceira vez o 1° ano do Ensino Médio já que fora reprovado outras duas vezes. Sempre morou no bairro Jardim América juntamente com seus três irmãos.

Sua vida já começa tanto quanto conturbada. Quando tinha apenas dois meses de vida seus pais Maria de Fátima, 41, e Ubirajara Anastácio, 48, discutiram e acabaram se separando deixando-o com sua tia Raimunda Teresinha. Sua tia foi responsável por sua criação até seus cinco anos de idade quando seus pais se reconciliaram e voltaram a viver juntos.

Igor não gosta muito de estudar. Prefere jogar bola na escola ao fica dentro de uma sala de aula. Ele alega que não gosta muito do ambiente escolar, já que para ele há muita bagunça dificultando a aprendizagem. Foi também na escola onde estuda que conheceu sua namorada Viviane, 18 anos. Ela já cursa o 3° ano, mas continuam o romance. São três anos juntos e o sonho de ter uma família já é forte. Igor gostaria, de se possível, ter um casal de gêmeos. Ele observa que no mundo atual está mais fácil conseguir as coisas, porém sabe que é grande a responsabilidade de criar uma criança. Os dois costumam sair para restaurantes e shoppings, isso quando Henrique não sai sozinho.

Igor demonstra ser uma pessoa tranqüila. Quando questionado se possui algum tipo de preconceito, afirma que gosta de todo tipo de pessoa e não costuma julgá-las pela aparência. Já quando o assunto é se já sofreu algum tipo de preconceito, Igor responde imediatamente: - Muito quando era pequeno! Era chamado de macaco, orelhudo, de preto!

A respeito de seus sonhos Igor é enfático: - quer se formar. Não suporta mais freqüentar o primeiro ano. Para isso já planeja fazer supletivo em 2009, ou seja, fazer o 2° e 3° ano e sair de vez da escola. Porém não quer parar de estudar. Ele pretende cursar contabilidade no ensino superior. Não se sabe em qual faculdade, mais o curso é esse mesmo. Igor Henrique também sonha em ter sua independência financeira, e acredita que apenas com muito estudo e esforço poderá chegar lá.


Por Rangel Barboza

Um comentário:

João Paulo disse...

E ae cara?
Fmz?
Primeira vez comentando aqui!
Que tudo dê certo pro Igor.
Um cara batalhador, que merece ter tudo de bom!
Abraços!